Nem todo mundo pode ser MEI (Microempreendedor Individual), seja por restrições no faturamento, por exercer atividades não permitidas ou por já ter participação em outra empresa. Mas isso não é motivo para desistir do seu negócio — há outras opções que oferecem mais estrutura e segurança para crescer.
As alternativas ao MEI
Se você não se enquadra como MEI, pode abrir uma dessas categorias:
- Empresário Individual (EI): Ideal para quem vai trabalhar por conta própria e deseja manter a simplicidade da gestão, mas com um limite maior de faturamento. Não há separação entre o patrimônio da empresa e o pessoal.
- Microempresa (ME): Pode ser EI ou LTDA. Com faturamento de até R$ 360 mil ao ano, é indicada para negócios em crescimento. Permite contratação de funcionários e mais opções de regime tributário.
- Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI): Apesar de estar em desuso desde a criação da SLU (Sociedade Limitada Unipessoal), ainda é uma alternativa para quem quer limitar a responsabilidade da pessoa física.
- Sociedade Limitada (LTDA): Ideal para quem vai empreender com sócios. Garante mais segurança jurídica e permite acordos mais claros sobre participação, divisão de lucros e obrigações.
- SLU (Sociedade Limitada Unipessoal): Permite abrir uma empresa com CNPJ sem sócios e com responsabilidade limitada, ou seja, separando o patrimônio pessoal do empresarial.
Qual é a melhor opção para o seu caso?
A escolha depende do seu modelo de negócio, faturamento estimado, número de sócios e objetivos. O ideal é fazer esse planejamento com o apoio de um contador para não errar na estrutura e nem pagar impostos desnecessários.
Conte com a ContábilMM para começar do jeito certo
Na ContábilMM, analisamos seu perfil e ajudamos você a escolher o tipo de empresa ideal. Cuidamos da abertura, do planejamento e de todas as obrigações fiscais para que você tenha segurança desde o primeiro passo.
Fale com a gente e comece sua empresa com clareza e confiança.